Vereador Raone repudia autoritarismo e perseguição política do Prefeito de Volta Redonda

Prefeito destituiu toda a coordenação do plano de direitos humanos porque haviam dois assessores do vereador nomeados

thumbnail_Topo do site---nota de repudio

O presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Câmara Municipal de Volta Redonda, vereador Raone Cassin Maia Ferreira (PSB), denunciou nesta sexta-feira (1º), através de uma nota pública em suas redes sociais, o prefeito Antônio Francisco Neto por autoritarismo e perseguição política.

Segundo o vereador, o prefeito destituiu de forma unilateral e sem qualquer diálogo, a coordenação do Plano Municipal de Direitos Humanos, incluindo dois assessores do seu mandato que haviam sido anteriormente convidados, a pedido do próprio governo, para compor a coordenação. A medida teria sido tomada porque diversos secretários do governo estavam se recusando a fornecer informações e responder questionários para a secretaria de Direitos Humanos, alegando que havia um vereador de oposição na coordenação do plano. Segundo o vereador, esta informação havia sido repassada pela subsecretária do GeGOV, Luzia Pinto Suhett Tito, durante reunião da coordenação do plano no dia 16 de fevereiro.  No mesmo dia, o prefeito assinou o decreto 18.260, destituindo todos os membros da comissão, entre representantes de orgãos de classe, universidades, secretarias e sociedade civil.

Os assessores Joanna Rosa e Douglas Abranches haviam sido cedidos, a pedido do próprio governo, para participação voluntária na coordenação do plano. A secretaria de Direitos Humanos necessitava de pessoas técnicas na composição da coordenação, com experiência e que pudessem fornecer apoio jurídico e de políticas públicas. Raone, prontamente atendeu ao pedido, já que seus assessores são formados na área do Direito e da Administração Pública e também são ativistas pelos direitos humanos.

Nos indignamos com a atitude tirânica do prefeito Neto, já que este projeto representa uma Política de Estado e não de Governo. Deveria ser celebrado o diálogo entre o poder legislativo, o executivo e a sociedade civil, mas o prefeito em ano eleitoral resolveu perseguir seus sdversários políticos, comprometendo assim a construção de direitos dos cidadãos da cidade. Nosso mandato, inclusive, teceu pontes junto ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), em viagem oficial à Brasília, para o desenvolvimento deste projeto e tem dedicado tempo de agenda todas as sextas-feiras, há quase um ano, para que seus assessores pudessem ajudar no desenvolvimento do plano”, manifestou o vereador.

Raone repudiou a atitude do prefeito e disse que considera um retrocesso inadmissível na luta pela promoção e defesa dos direitos humanos em Volta Redonda. Ele afirma que a participação da sociedade civil na construção do plano era fundamental para garantir a efetividade das políticas públicas e ações voltadas para a proteção dos direitos de todos os cidadãos.

O vereador exigiu na redes sociais que todos os membros da coordenação sejam restituídos e que o prefeito peça desculpas publicamente pelo constrangimento causado. Além disso, o vereador manifestou que notificará os orgãos de controle e entidades de defesa pelos direitos humanos. Ele também critica a postura autoritária de Neto e afirma que “quem governa por decreto é rei. No entanto, vivemos em uma democracia.”

Leia a nota completa:

Compartilhe

Vereador Raone repudia autoritarismo e perseguição política do Prefeito de Volta Redonda

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Veja também!

Você pode gostar dessas outras notícias

Vereador Raone participa de Programa Avançado de Lideranças n...

Curso avançado no Insper capacita lideranças políticas para gestão pública eficiente.

Raone Ferreira vota contra o orçamento de 2025 e denuncia cor...

Raone destacou os valores perdidos pelas secretarias e enfatizou que não se faz política pública sem orçamento.

Vereador Raone Ferreira entrega Moção de Congratulações e Apl...

Marika veio ao Brasil por um programa de intercâmbio do Rotary Club.

Vereador Raone Ferreira participa do evento, organizado pela ...

O evento também contou com o lançamento do Plano Municipal de Direito Humanos

Projeto de Lei do vereador Raone que cria o Portal dos Consel...

O portal vai aproximar os conselhos da população, fortalecendo a transparência e o controle social

Vereador Raone Ferreira entrega Moção de Congratulações e Apl...

Lucia e José tem uma história inspiradora de muito amor e companheirismo.

Vereador Raone
Av. Lucas Evangelista de Oliveira Franco, 511 - Gabinete 14 - Jardim Paraíba, Volta Redonda - RJ, 27215-630
Copyright © 2022
Vereador Raone
Av. Lucas Evangelista de Oliveira Franco, 511 - Gabinete 14 - Jardim Paraíba, Volta Redonda - RJ, 27215-630
Copyright © 2022
Atendimento por WhatsApp
Whatsapp
Atendimento por WhatsApp
Agendar reunião
Atendimento por WhatsApp
Whatsapp
Atendimento por WhatsApp
Agendar reunião

Vereador Raone

Copyright © 2022

Este site utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência. Ao clicar em 'ok" e continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade