16 de junho de 2024 – Vereador Raone Ferreira (PSB) lançou o painel Respira.VR, uma ferramenta para que a população possa monitorar a qualidade do ar da cidade de forma acessível e transparente. A iniciativa ocorre devido à poluição gerada pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e à inconsistência nos dados dos painéis de monitoramento atuais, que frequentemente indicam níveis de qualidade do ar bons ou moderados, mesmo em dias de alta poluição.
O painel Respira.VR utiliza os índices de qualidade do ar recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Resolução 491 do CONAMA como referência, bem mais restritivos do que os utilizados pelo INEA para atestar a qualidade do ar na cidade. Os dados são ofertados publicamente pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e serão tratados pelo mandato do vereador Raone. No primeiro momento o sistema monitorará apenas o MP 2,5 e MP 10, materiais particulados invisíveis e os mais prejudiciais à saúde, mas em breve também estará acompanhando a emissão de gases e metais.
“O lançamento do painel Respira.VR é um passo importantíssimo para garantirmos a transparência dos dados de poluição do ar da cidade. Ele será atualizado constantemente, então cada vez que você observar uma poluição visual muito alta, pode entrar no painel que vai estar lá marcando a quantidade de poluição daquele dia.” afirmou o vereador Raone durante o evento de lançamento.
O painel será acessível ao público e apresentará os dados de forma didática, facilitando a compreensão dos índices de poluição do ar no município. A iniciativa visa permitir que a população tenha informações atualizadas e confiáveis, incentivando uma participação mais ativa na defesa do meio ambiente e na cobrança por medidas que melhorem a qualidade do ar.
O painel Respira.VR permitirá o acompanhamento histórico dos índices de poluição, oferecendo uma visão sobre a evolução da qualidade do ar na cidade ao longo do tempo. A expectativa é que se torne uma ferramenta útil para os cidadãos preocupados com a sustentabilidade e a saúde pública, onde eles consigam monitorar e cobrar a empresa com dados e evidências. O vereador ainda destaca a importância de se criarem sistemas de monitoramento independentes, seja pela prefeitura ou mesmo pelos movimentos sociais, mas que estes precisam de metodologia e outros critérios técnicos.
O painel já está disponível no site oficial raone.com.br, na aba “Painel da Transparência”, além do perfil @respiravr no instagram. Todos os dados são públicos e podem ser acessados diariamente. O vereador também destaca que serão publicados boletins diários sobre a emissão dos materiais particulados nas redes sociais.