Volta Redonda, 29 de abril de 2024 – No último sábado, os frequentadores da Feira Livre de Volta Redonda foram surpreendidos por uma iniciativa educativa liderada pelo professor e vereador Raone Ferreira (PSB). Em um minuto, o político explicou de forma acessível e direta como deveria ser feito o investimento do dinheiro público em educação, destacando que, segundo a legislação, 25% do orçamento municipal deve ser destinado a pasta.
Raone ressaltou que nos últimos três anos, a gestão municipal deixou de cumprir esse compromisso, impactando diretamente a qualidade da educação oferecida à população. Em 2021, apenas 13,2% do orçamento foi destinado à educação, em 2022 esse valor diminuiu para 8,9% e, em 2023, 13,7% do orçamento foi investido na área educacional, porém ainda está muito longe do ideal.
Essa negligência resultou em um déficit de investimento de 280 milhões de reais na educação de Volta Redonda ao longo desses anos, resultando na desvalorização dos profissionais da educação, como a falta de plano de cargos e salários e o descumprimento do piso nacional dos professores, falta de cuidadores para alunos PCDs e escolas insalubres, comprometendo não apenas o presente, mas também o futuro da cidade e de suas gerações.
A ação liderada pelo vereador Raone faz parte das atividades promovidas pelo RenovaBR, reconhecida como a maior escola de formação política do Brasil. No último sábado, todos os participantes do movimento se mobilizaram em diversas regiões do país para promover ações de alto impacto social.
Em um cenário onde a participação cidadã e o conhecimento sobre os processos políticos são fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e democrática, iniciativas como essa demonstram a importância do engajamento dos cidadãos na construção de um futuro melhor para todos.