Participamos e acompanhamos o leilão das linhas de ônibus, que eram operadas pela Sul Fluminense. O edital que foi divulgado pelo poder judiciário, responsável pelo processo de falência, apresentava pontos problemáticos e por este motivo entramos junto ao Deputado Estadual Jari e o advogado Leandro, representante da FAM, com uma denuncia ao MPRJ chamando atenção para os seguintes pontos:
01 – As linhas pertencem ao Município e não às empresas de ônibus;
02 – O Edital deveria ser amplamente divulgado, sendo que a única publicidade que identificamos foi a publicação no Diário do Vale e no site do leiloeiro (que foi de ciência posterior a denúncia);
03 – O Poder Público esteve omisso durante o processo, tendo apresentado apenas uma proposta e não questionou mais nada;
04 – O Edital possuía pontos limitadores a participação de outras empresas. O serviço deveria ser implementado em 5 dias o que não ocorreu nem pelas arrematantes que já prestam serviço para a população de Volta Redonda (Elite, Cidade do Aço, Pinheiral).
05 – Por esse motivo, criamos um Canal de Denúncias chamado “Cadê o ônibus”, para identificar todos os problemas que deveriam ser sanados pelo leilão das linhas, com o objetivo de reunir provas de que o serviço não está sendo prestado e denunciarmos para as autoridades responsáveis.