Vereador Raone protocola Projeto de Lei Padre Júlio Lancellotti

PL propõe a vedação de técnicas de arquitetura hostil em espaços livres de uso público em Volta Redonda.

Sem Título-2---
Foto: Raone e Padre Júlio Lancellotti em São Paulo durante entrega de moção de louvor e congratulações

Na manhã da segunda-feira, dia 02 de janeiro, primeiro dia útil de 2023, o vereador Raone Ferreira protocolou na Câmara Municipal de Volta Redonda o Projeto de Lei Padre Julio Lancellotti (PL 01/23) que dispõe sobre a vedação de técnicas de arquitetura hostil em espaços livres de uso público.

Fica enquadrada na categoria arquitetura hostil qualquer intervenção urbanística ou estratégia que utilize materiais, estruturas, equipamentos, técnicas de construção ou disposição de objetos com o objetivo de afastar ou restringir, no todo ou em parte, o uso ou a permanência e circulação de pessoas.

O nome da lei, Padre Júlio Lancellotti, é uma referência ao religioso que, em fevereiro de 2021, ficou conhecido nacionalmente depois de marretadas em blocos de paralelepípedos instalados pela prefeitura de São Paulo na parte inferior de viadutos na Zona Leste da capital paulista. Desde 1986 o padre promove trabalhos sociais e coordena a Pastoral do Povo de Rua. O gesto já foi repetido em outras ocasiões pelo padre, que usa sua página nas redes sociais para denunciar a arquitetura hostil em outras cidades.

Vale destacar que o Congresso Nacional promulgou a Lei 14.489/2022, que leva o nome do padre Júlio Lancellotti com texto de autoria do senador Fabiano Contarato (PT-ES), que motivou o vereador Raone Ferreira a trazer esta lei para o âmbito municipal.

O texto trata também que casos de espaços públicos de Volta Redonda que já possuam a arquitetura hostil implantada, deverá ser retirada pelo Poder Executivo e também cabe a Prefeitura da cidade promover conforto, abrigo, descanso, bem-estar e acessibilidade na fruição dos espaços livres de uso público, de seu mobiliário e de suas interfaces com os espaços de uso privado.

“A Campanha da Fraternidade deste ano trata sobre a fome e a Igreja nos convida a olhar pelo povo em situação de rua. Dessa forma, como parlamentar tenho o dever de combater todas as formas de desigualdades, inclusive sobre o espaço público. Precisamos combater a aporofobia.” relatou o vereador que também é atuante na Igreja Católica.

Raone é amigo de Padre Júlio e participou da pastoral do povo em situação de rua, junto ao sacerdote católico em abril do ano passado, quando entregou uma moção de louvor e congratulações.

O projeto seguirá para apreciação dos vereadores.

Compartilhe

Vereador Raone protocola Projeto de Lei Padre Júlio Lancellotti

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Veja também!

Você pode gostar dessas outras notícias

Vereador Raone Ferreira se defende de ataques de milícia digital

"Isso só me dá mais força para continuar" - disse o vereador.

Mandato do vereador Raone realiza ação de sensibilização dura...

O abril azul marca o mês de conscientização sobre o tema

Vereador Raone denuncia atraso de 2 anos em obra de pista de ...

Obra na Praça da Chaminé no bairro Aterrado é promessa nunca cumprida pelo prefeito.

Raone presta homenagem aos professores de Volta Redonda com m...

Reconhecimento pela dedicação e excelência no ensino marca cerimônia de premiação.

Vereador Raone articula recursos para aquisição de ônibus esc...

O Vereador Raone, articulou uma emenda no valor de R$ 186.400,00 junto ao ex-deputado Alessandro Molon para a compra de um ônibus escolar.

Vereador Raone vota a favor de reajuste dos servidores de Vol...

Parlamentar criticou resajuste em ano eleitoral e destacou desvalorização de anos por parte do prefeito Neto.

Atendimento por WhatsApp
Whatsapp
Atendimento por WhatsApp
Agendar reunião
Atendimento por WhatsApp
Whatsapp
Atendimento por WhatsApp
Agendar reunião

Vereador Raone

Copyright © 2022

Este site utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência. Ao clicar em 'ok" e continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade