Vereador Raone protocola Projeto de Lei que modifica o nome do Elevado Castelo Branco para Marielle Franco

O vereador Raone Ferreira (PSB) juntamente com representantes de movimentos populares, lideranças da cidade, instituições e partidos estiveram, nesta terça-feira (14), no salão nobre da Câmara Municipal de Volta Redonda debatendo temas sobre história, violência política e lutas sociais.

mariele franco

O vereador Raone Ferreira (PSB) juntamente com representantes de movimentos populares, lideranças da cidade, instituições e partidos estiveram, nesta terça-feira (14), no salão nobre da Câmara Municipal de Volta Redonda debatendo temas sobre história, violência política e lutas sociais. O evento também contou com o protocolo do Projeto de Lei 30/23, que altera o nome da ponte que interliga os bairros Ponte Alta e Siderlândia, de Elevado Castelo Branco para Marielle Franco. 

Durante os anos de 1964 e 1985 o Brasil passou pela ditadura militar, onde várias pessoas sofreram torturas e foram assassinadas. Em 2014, 30 anos após seu fim, a Comissão Nacional da Verdade, responsável por apurar esses fatos de violações de direitos humanos, recomendou que locais públicos, como ruas, praças e pontes, que levam o nome de pessoas que notoriamente tenham tido comprometimento com a prática de graves violações fossem alteradas. Sendo assim, foi proposto em forma de Projeto de Lei a alteração do nome da ponte que interliga os bairros Ponte Alta e Siderlândia. 

“Uma ponte nos traz um significado muito simbólico. Ela traz a ideia de conexão e diálogo. Dessa forma, retirar o nome de um presidente que iniciou um dos processos de maior violação de direitos da nossa história, e substituí-lo pelo nome de Marielle Franco, que representa a defesa pelos direitos humanos, é muito importante para a nossa cidade. Não podemos nos esquecer do sangue derramado pelo exército em Volta Redonda durante a greve de 1988.” 

Castelo Branco era militar e foi o 26º Presidente do Brasil, o primeiro do período da Ditadura Militar, tendo sido um dos articuladores do Golpe Militar de 1964. Marielle Franco era socióloga, ativista dos direitos humanos, vereadora da cidade do Rio de Janeiro que foi assassinada há 5 anos atrás. Desde então, Marielle se tornou símbolo da luta dos Direitos Humanos, Justiça Social, combate a violência política e representatividade no país.

Estavam presentes os partidos PSB, PSOL, PT, PV e PCdoB, além dos movimentos Cadeira 22, Democracia Verde, MEP, JSB, UJS, AMAC e Observatório de Direitos Humanos da UFF. Também estavam presentes o SEPE, Diretório CADOM,  membros do Conselho Municipal de Cultura e historiadores do município. O Deputado Estadual Jari (PSB) e a Deputada Estadual Dani Monteiro (PSOL) enviaram representantes. A iniciativa também contou com o apoio do Instituto Marielle Franco. O documento foi assinado por todos os presentes de forma simbólica, reafirmando o compromisso da sociedade em homenagear figuras comprometidas com os direitos humanos e com a democracia. 

 

Compartilhe

Vereador Raone protocola Projeto de Lei que modifica o nome do Elevado Castelo Branco para Marielle Franco

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Veja também!

Você pode gostar dessas outras notícias

Pista de skate do bairro Volta Grande apresenta graves erros ...

Diversos coletivos tem reclamado da baixa qualidade de execução e de materiais das pistas da cidade.

Volta Redonda é contemplada com obras de Escola e UBSF com re...

Vereador e Deputado trabalharam juntos para que a cidade fosse contemplada com os recursos do PAC Seleções.

Raone lança formulário de avaliação do mandato

Preenchimento é anônimo e visa compreender a opinião dos municípes sobre a atuação parlamentar de vereador.

TCE acolhe denúncia de Raone e dá cinco dias para Prefeitura ...

Orgão de controle começa a investigar denúncia do vereador

Passageiro é arremessado de ônibus em movimento e vereador Ra...

O adolescente de 14 anos sofreu escoriações pelo corpo. Coletivo pertence à Viação Pinheiral.

Vereador Raone denuncia abandono de praças e ruas no bairro C...

Fiscalização aconteceu em parceria com membro da associação de moradores do bairro.

Vereador Raone
Av. Lucas Evangelista de Oliveira Franco, 511 - Gabinete 14 - Jardim Paraíba, Volta Redonda - RJ, 27215-630
Copyright © 2022
Vereador Raone
Av. Lucas Evangelista de Oliveira Franco, 511 - Gabinete 14 - Jardim Paraíba, Volta Redonda - RJ, 27215-630
Copyright © 2022
Atendimento por WhatsApp
Whatsapp
Atendimento por WhatsApp
Agendar reunião
Atendimento por WhatsApp
Whatsapp
Atendimento por WhatsApp
Agendar reunião

Vereador Raone

Copyright © 2022

Este site utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência. Ao clicar em 'ok" e continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade